• Vinicius Casagrande

Fibra Ótica: Entenda como funciona e suas vantagens.



Você já deve ter escutado falarem da Internet por fibra ótica, afinal, ela se expandiu para cada vez mais cidades brasileiras. Por isso, vamos explicar para vocês como funciona e porque tem múltiplas vantagens como maior velocidade e estabilidade.


Basicamente, isso é possível porque a eletricidade não é usada na transmissão como nas conexões DSL que usam fios de cobre. Nesse tipo de rede, os dados são convertidos em luz e enviados por cabos de fibra ótica, o que permite que uma maior largura de banda seja levada para locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade. Esta conversão pode ser feita por laser (fibra monomodo) ou LED (multimodo).


No entanto, no caso da fibra monomodo, apenas um sinal pode ser processado por vez porque apenas uma fonte de luz é usada. Por outro lado, a transmissão de longa distância de até 80 quilômetros pode ser realizada sem afetar a qualidade. Já no caso de LED (multimodo), são vários sinais ao mesmo tempo. É barato e recomendado para redes domésticas, só pode ser usado a uma curta distância de cerca de 300 metros.



Os cabos:

Embora possam parecer comuns à primeira vista, várias camadas são necessárias para que a luz se propague até o usuário levando o sinal. No interior, o cabo de fibra ótica tem fibras de reforço, um revestimento que se chama coating, uma camada refrativa e um núcleo feito de vidro.


A primeira camada externa é usada para proteger a camada interna, evitando assim que o cabo seja facilmente torcido ou dobrado. Por sua vez, a segunda camada de revestimento serve para proteger o interior dos danos causados ​​pela luz natural, o que também não favorece o fluxo de dados. A parte de refração é responsável pela transmissão dos feixes de luz.




Quais são as vantagens?

O principal é que a velocidade e a estabilidade da transmissão são maiores, para que os usuários não tenham que se apressar em esperar o carregamento da página ou downloads lentos e tentar realizar videoconferências com qualidade superior, por exemplo.


Outro ponto é que a atenuação do sinal é pequena. Em fibra ótica, conforme os usuários se afastam do provedor, a intensidade do sinal não diminui repentinamente. Essa tecnologia também é líder na redução da latência.


Além disso, o cabo tem a capacidade de resistir à interferência eletromagnética. Portanto, o sinal não se degrada ou desaparece, porque os dados são transmitidos através da luz, ao invés da corrente em um meio condutor como o cobre. Os cabos de fibra ótica também são mais fáceis de instalar porque têm um diâmetro menor e mais flexibilidade.


Precisa implantar um projeto com fibra ótica na sua empresa? Entre em contato com a Exbiz nos canais abaixo agora mesmo e converse com nosso time especializado no assunto.



(11) 3878 5800 comercial@exbiz.com.br


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo