• Marcio Montagnani

Entenda a definição de CDN e seus benefícios.



O que é CDN?

O conceito de CDN (Rede de Entrega de Conteúdo) foi criado pela AKAMAI em fins da década de 90, mas basicamente é uma plataforma de servidores distribuídos estrategicamente para reduzir a distância física entre os usuários e os servidores. Essa estrutura trata o conteúdo mais próximo dos usuários oferecendo melhores experiências e reduzindo o volume de trafego nos servidores de origem.


Como funciona uma CDN?

O maior volume de tráfego da Internet é fornecido por alguma CDN e um dos principais benefícios é reduzir a latência, ou seja, o atraso entre o envio de uma solicitação de uma página da Web e o carregamento completo da página da Web no dispositivo, e isso é possível pela distância física reduzida entre o solicitante e a origem.


Por exemplo, sem a CDN um usuário solicitante do MÉXICO que deseja visualizar um determinado conteúdo originado em um servidor baseado em São Paulo terá tempos de carregamento ruins, pois dependerá da distância entre o usuário solicitante e o servidor de origem. Para “encurtar” essa distância e evitar esse tempo ruim de carregamento, as CDNs distribuem estrategicamente e armazenam uma versão em cache do conteúdo do seu site em várias localizações geográficas em todo o mundo, que são conhecidas como PoPs (pontos de presença). Esses PoPs conterão seus próprios servidores de cache e serão responsáveis por entregar esse conteúdo no local do usuário, ou seja, a CDN deixa o conteúdo mais próximo dos usuários finais (na borda da internet).



No seguinte trecho do site da AKAMAI entendemos melhor o funcionamento da CDN: “Os agentes de usuário, que são essencialmente dispositivos que executam navegadores da Web, fazem solicitações de conteúdo necessário para renderizar páginas da Web, como arquivos HTML, imagens, CSS e JavaScript. Para a maioria das CDNs, cada solicitação de conteúdo fará com que o usuário final seja mapeado para um servidor de CDN idealmente localizado e o servidor responderá com a versão em cache (pré-salva) dos arquivos solicitados. Se não conseguir localizar os arquivos, ele procurará o conteúdo nos outros servidores na plataforma CDN e enviará a resposta ao usuário final. No entanto, quando o conteúdo estiver indisponível ou obsoleto, a CDN atuará como um proxy de solicitação para o servidor de origem e armazenará o conteúdo pesquisado para atender solicitações futuras.

Embora a entrega de conteúdo de website seja um caso de uso comum para as CDNs, não é o único tipo de conteúdo que uma CDN pode entregar. Na verdade, as CDNs entregam uma incrível variedade de conteúdo que inclui: Vídeo com qualidade 4K e HD; streams de áudio; downloads de software como aplicações, jogos e atualizações de SO; registros de dados que contêm informações médicas e financeiras; e muito mais. Potencialmente, qualquer dado que possa ser digitalizado pode ser entregue por meio de uma CDN.”


Veja o seguinte vídeo para complementar esta explicação sobre o que é e como funciona a CDN:





A AKAMAI é um provedor de CDN?

A AKAMAI é líder global em CDN (Rede de Entrega de Conteúdo).

Um provedor de CDN é um fornecedor que oferece às empresas a capacidade de entregar seu conteúdo aos usuários finais em todo o mundo por meio de uma rede de entrega de conteúdo e a AKAMAI se destaca pela capilaridade de mais de 350 mil servidores distribuídos estrategicamente em mais de 2.400 datacenters, em mais de 1.300 cidades, 141 países, em 5 continentes, sendo que só no Brasil são mais de 7.000 servidores em mais de 200 datacenters e mais de 100 cidades. Com toda essa estrutura, a AKAMAI é responsável pela entrega de mais de 30% do volume de trafego da internet global.


Por que eu preciso de CDN?

A CDN tem diversos benefícios, mas podemos destacar que sem uma CDN, os servidores de origem de conteúdo precisam responder todas as solicitações de todos os usuários finais, e isso gera um alto tráfego nos servidores da origem, causando sobrecarga e aumentando as chances de falhas com picos de tráfego, além de necessidades especificas para garantir a segurança dos ambientes.


O mundo está em constante evolução e cada vez mais as empresas precisam entregar experiências de excelência para seus clientes, então a CDN vai ajudar na qualidade de entrega de conteúdos e carregamento de sites com a redução da latência, além de oferecer maior segurança e disponibilidade.

Ressalto que a entrega de conteúdos não se limita aos conteúdos de sites; como mencionado acima, também pode incluir vídeos com qualidades 4K e FULL-HD, streamings de vídeo e áudio, aplicações, downloads, jogos e atualizações de sistemas operacionais e diversas outras necessidades.


A navegação pela internet está cada vez mais frequente, seja para uma consulta médica, trabalho remoto, compras online, interações, compartilhamento de conteúdos ou qualquer outra necessidade, e para atender essa variedade crescente de desafios e oferecer boas experiências aos usuários, os provedores de CDN estão posicionados de forma exclusiva para ajudar as empresas a superar esses desafios.

As CDNs formaram a “espinha dorsal” da Internet, entregando conteúdo on-line de empresas de diferentes setores como financeiros, e-commerce, mídia, varejo, saúde, entre outras, para usuários finais em todo o mundo, com velocidade, escala e segurança. Se você utiliza internet, com certeza se beneficia de uma CDN, como exemplo a simples leitura deste blog.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e para obter mais informações sobre as soluções AKAMAI clique aqui.

Veja também o um artigo específico sobre os 04 principais tipos de ataques cibernéticos.


(11) 3878 5800 comercial@exbiz.com.br


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo