• Vinicius Casagrande

7 benefícios da integração de IA com segurança cibernética.



A inteligência artificial se esforça para simular a inteligência humana. Ele tem um potencial imenso em segurança cibernética. Se controlados corretamente, os sistemas de inteligência artificial ou IA podem ser treinados para gerar alertas para ameaças, identificar novos tipos de malware e proteger dados confidenciais para as organizações.


AI é a solução de segurança cibernética ideal para empresas que buscam prosperar on-line hoje. Os profissionais de segurança precisam um grande suporte de máquinas inteligentes e tecnologias avançadas como IA para trabalhar com sucesso e proteger suas organizações contra ataques cibernéticos. Confira neste artigo 7 benefícios da integração de IA com segurança cibernética.


- Leia também: "Entenda a definição de CDN e seus benefícios."


1. Inteligência artificial identifica ameaças desconhecidas


Um ser humano pode não ser capaz de identificar todas as ameaças que uma empresa enfrenta. Todos os anos, os hackers lançam centenas de milhões de ataques com motivos diferentes. Ameaças desconhecidas podem causar danos massivos a uma rede. Pior ainda é o impacto que eles podem ter antes de detectá-los, identificá-los e evitá-los.


À medida que os invasores tentam novas táticas, desde engenharia social sofisticada até ataques de malware, é necessário usar soluções modernas para evitá-los. A IA provou ser uma das melhores tecnologias para mapear e impedir que ameaças desconhecidas assolem uma empresa.


2. A IA pode lidar com muitos dados


Muitas atividades acontecem na rede de uma empresa. Uma empresa de médio porte tem um tráfego enorme. Isso significa que muitos dados são transferidos entre os clientes e a empresas diariamente. Esses dados precisam de proteção contra pessoas e softwares maliciosos. O problema é que os profissionais de segurança cibernética não podem verificar todo o tráfego para possíveis ameaças.


AI é a melhor solução que o ajudará a detectar qualquer ameaça mascarada como atividade normal. Sua natureza automatizada permite que ele percorra grandes blocos de dados e tráfego. A tecnologia que usa IA, como um proxy residencial, pode ajudá-lo a transferir dados. Ele também pode detectar e identificar quaisquer ameaças ocultas.


3. AI aprende mais com o tempo


Como o nome sugere, a tecnologia de IA é inteligente e usa sua capacidade para melhorar a segurança da rede ao longo do tempo. Ele usa aprendizado de máquina para aprender o comportamento de uma rede de negócios ao longo do tempo. Ele reconhece padrões na rede e os agrupa. Em seguida, ele detecta quaisquer desvios ou incidentes de segurança da norma antes de responder a eles.


Os padrões que as redes neurais artificiais aprendem com o tempo podem ajudar a melhorar a segurança no futuro. Ameaças potenciais com características semelhantes às registradas são bloqueadas com antecedência. O fato de a IA continuar aprendendo torna difícil para os hackers derrotar sua inteligência.


4. Melhor segurança geral


As ameaças que as redes de negócios enfrentam mudam de tempos em tempos. Os hackers mudam suas táticas todos os dias. Isso torna difícil priorizar as tarefas de segurança em uma empresa. Você pode ter que lidar com um ataque de phishing junto com um ataque de ransomware de uma vez.


Esses ataques têm potencial semelhante, mas você deve saber com o que lidar primeiro. A solução aqui é implantar IA em sua rede para detectar todos os tipos de ataques e ajudá-lo a priorizá-los e evitá-los.


5. Acelera os tempos de detecção e resposta


A detecção de ameaças é o começo da proteção da rede de sua empresa. Seria melhor se você detectasse coisas como dados não confiáveis ​​rapidamente. Isso o salvará de danos irreversíveis à sua rede.


A melhor maneira de detectar e responder a ameaças a tempo é integrando IA com segurança cibernética. A IA analisa todo o seu sistema e verifica todas as ameaças possíveis. Ao contrário dos humanos, a IA identificará ameaças muito cedo simplificando suas tarefas de segurança.


6. Protegendo a autenticação


A maioria dos sites tem um recurso de conta de usuário em que se faz login para acessar serviços ou comprar produtos. Alguns possuem formulários de contato que os visitantes precisam preencher com informações confidenciais. Como empresa, você precisa de uma camada de segurança extra para executar esse site, pois ele envolve dados pessoais e informações confidenciais. A camada de segurança adicional garantirá que seus visitantes estejam seguros enquanto navegam em sua rede.


AI protege a autenticação sempre que um usuário deseja fazer login em sua conta. A IA usa várias ferramentas, como reconhecimento facial, CAPTCHA e scanners de impressão digital, entre outras, para identificação. As informações coletadas por esses recursos podem ajudar a detectar se uma tentativa de login é genuína ou não.


Os hackers usam o credential stuffing e ataques de força bruta para acessar as redes da empresa. Depois que um invasor entra em uma conta de usuário, toda a sua rede pode estar em risco.


7. Redução de processos duplicados


Conforme mencionado anteriormente, os invasores mudam suas táticas com frequência. Porém, as melhores práticas básicas de segurança permanecem as mesmas todos os dias. Se você contratar alguém para lidar com essas tarefas, essa pessoa pode ficar entediada ao longo do caminho. Ou eles podem se sentir cansados e perder uma importante tarefa de segurança e acabar expondo a sua rede.


A IA, ao mesmo tempo que imita o melhor das qualidades humanas e omite as deficiências, cuida de processos duplicados de segurança cibernética que podem entediar seu pessoal de segurança cibernética. Ajuda a verificar ameaças básicas de segurança e evitá-las regularmente. Ele também analisa sua rede em profundidade para ver se há brechas de segurança que possam danificá-la.


Hoje em dia, manter seus dados e rede protegidos não é fácil em um ambiente de negócios. Você pode dar um passo decisivo para ficar mais seguro ao adotar a IA para fortalecer sua infraestrutura de segurança. Existem vários benefícios em usar IA para segurança empresarial e prevemos que muito em breve a inteligência artificial se tornará parte integrante da segurança cibernética empresarial.



Se a sua empresa precisa de soluções de cibersegurança, a Exbiz pode te ajudar. Entre em contato e conheça essa e outras soluções de segurança.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e para obter mais informações sobre as soluções AKAMAI clique aqui.

Veja também o um artigo específico sobre 5 dicas para se proteger em compras online.


(11) 3878 5800 comercial@exbiz.com.br


11 visualizações0 comentário