• Vinicius Casagrande

5 maneiras de utilizar chatbot em sua empresa.



A adoção da tecnologia e a transformação digital estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas. Atualmente, a implementação de chatbots nas empresas aumentou muito. Você sabe o que é essa tecnologia? Para que servem chatbots?


Neste artigo, discutiremos os principais usos dos chatbots dentro das empresas e as vantagens que eles trazem.


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À medida que os empreendedores buscam cada vez mais otimizar seus processos internos e externos, o uso de tecnologia nas empresas tem crescido exponencialmente. O Chatbot é uma ferramenta de automação da comunicação e uma das principais ferramentas do mercado para a melhoria dos serviços. Não pense que essa comunicação conveniente envolve apenas os clientes.



Os chatbots são muito adequados para todos os tipos de comunicação dentro e fora da empresa, simplificando assim o processo, como eliminar dúvidas, sugestões e requisitos. Ou seja, a ferramenta traz versatilidade para a empresa.


Qual é o objetivo principal do chatbot?

Para aqueles que estão pensando em usar chatbots para o seu negócio, por favor, entendam que suas funções são diversas e atendem a diferentes campos, como comunicações internas, externas e até mesmo centrais para pesquisa. Portanto, listamos aqui os 5 principais usos do chatbot e as funções que ele pode desempenhar na sua empresa:


1. Atendimento ao Cliente


O objetivo principal do chatbot é, obviamente, o atendimento ao cliente. Grandes empresas utilizam essa ferramenta para se comunicar com os consumidores. A adoção dessa tecnologia é uma forma de otimizar o relacionamento com os clientes e torná-los mais satisfeitos.

Imagine que você tem um problema ao fazer compras à noite. No momento, muitos canais físicos de atendimento estão indisponíveis, impossibilitando o fechamento do carrinho de compras pelo consumidor. No entanto, o uso de chatbots pode esclarecer dúvidas e até resolver problemas.


2. Relações internas


A comunicação empresarial também é interna. Sob nenhuma circunstância a relação entre funcionários e a empresa deve ser ignorada. Por isso, é necessário um canal para manter esse sentimento de intimidade e auxiliar os colaboradores no trato dos assuntos relacionados ao seu trabalho. Usar o chatbot pode trazer versatilidade nesse relacionamento. Normalmente, os comerciantes investem em serviços externos para oferecer o melhor suporte aos consumidores. Frequentemente, esquecem que a comunicação interna também é importante. Portanto, a adoção dessa ferramenta pode ser uma forma de otimizar o relacionamento entre a empresa e o colaborador e deixá-lo satisfeito com a ferramenta de comunicação.


3. Comunicação de vendas


Muitas empresas contratam esse serviço para se comunicar produtos, serviços e outros processos de vendas. A ferramenta pode atuar como um agente de marketing: além de tirar todas as dúvidas dos consumidores, também pode persuadi-los a comprar o produto e tratá-lo como um procedimento essencial. Ou seja, podemos dizer que esse meio é uma forma de digitalizar a relação entre empresas e consumidores, mas colocando a estratégia de marketing de vendas em primeiro lugar.


4. Qualificação do cliente potencial


O uso de chatbots para comunicação automatizada pode ajudá-lo a encontrar clientes potenciais qualificados para sua empresa, em termos de marketing, quanto mais informações você obtém dos consumidores, mais seu investimento será relevância e pertinência. Imagine que você ainda não conhece seu público, mas com esta ferramenta, você pode entender quem ele é. Com essas informações, você pode redirecionar e melhorar seu serviço com base no perfil do comprador.


5. Pesquisas de métricas


Não pense que os chatbots são ferramentas apenas para relacionamentos diretos. Você pode usar esta ferramenta para fazer pesquisas e avaliar o desempenho da sua empresa no mercado. Por exemplo, por meio de um chatbot, você pode enviar comentários de 0 a 10 sobre um tópico específico. Esta é uma medida de investimento e mudança dentro da empresa.


E assim, entendemos que o uso de chatbot pode ser variado dentro de uma empresa. As vantagens na adoção dessa ferramenta são inúmeras, mas envolve principalmente aspectos de transformação digital e digitalização de processos internos.


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