• Vinicius Casagrande

5 dicas para se proteger em compras online.



Já teve insegurança ao fazer compras online? A praticidade do ambiente digital nos proporciona um conforto indiscutível, mas às vezes também nos deixa inseguros quanto a esse processo moderno e automatizado. Pensando nisso, criamos este artigo com 5 dicas de como fazer compras online com mais segurança.


1. Confira os canais de atendimento do site


Este é um ponto de verificação muito importante antes de concluir a compra. Problemas e imprevistos acontecerão, então se você precisar de alguma ajuda da loja, você deve saber a quem recorrer e como agir. Para isso, verifique se o site possui informações básicas como nome da empresa, CNPJ, endereço, telefone, e-mail e atendimento ao cliente (SAC).

Essas informações também podem ser utilizadas como um indicador da seriedade e do comprometimento de empresas que valorizam a prestação de informações relevantes aos seus clientes.


2. Escolha um site com uma plataforma de pagamento segura


Pagar por meio de uma plataforma intermediária segura, comumente usada em muitas lojas online, é a melhor maneira de evitar fraudes com dinheiro e também é uma forma de recuperar o dinheiro com mais facilidade quando algo der errado. Isso ocorre porque esses sistemas financeiros verificaram as lojas antes de emitir pagamentos para proteger seus direitos e os direitos dos compradores.


3. Desconfie


Se você encontrar um site que exija informações muito pessoais (como a senha do seu cartão) ou forneça condições que não estejam de acordo com o mercado (como preços muito baixos), fique atento. A loja online não solicitará a senha do seu cartão de crédito nem venderá produtos sem obter lucro. Ela não acredita nessas atitudes e não fornecerá informações incompatíveis com o processo de compra. Compreenda a lógica do mercado e aja de forma consistente.


4. Priorize sites conhecidos ao fazer compras online


Antes de inserir informações pessoais no site, certifique-se de que haja um ícone de cadeado no canto superior esquerdo da barra de endereço do navegador. Este símbolo indica que esses sites estão especialmente protegidos, o que permite que as informações inseridas nessas páginas sejam transmitidas do seu computador para o servidor de forma mais segura. Portanto, não insira suas informações em uma página sem este ícone.

Assim como queremos priorizar as lojas mais conhecidas ao fazer compras fora do ambiente de rede, devemos priorizar os sites bem conhecidos ao fazer compras pela Internet. Pergunte a amigos e familiares se eles conhecem o site que você está pesquisando e o que acham da experiência de compra. Durante esse processo de busca, também vale a pena consultar sites de reclamação, como o Reclame Aqui, a própria ferramenta de avaliação do Google, ou até mesmo o Procon, para verificar a reputação do site.


Precisa proporcionar mais segurança para o seu e-commerce? Clique aqui e conheça as melhores soluções do mercado oferecidas pela AKAMAI.


5. Compre online apenas através de dispositivos confiáveis


Nunca faça compras online ou forneça seus dados em computadores públicos. A máquina pode conter vírus e causar sérios inconvenientes, como roubar seus dados e informações. Portanto, sempre verifique se o equipamento que você está usando é seguro e se o software antivírus mais recente está instalado. Além disso, outra dica importante sobre isso é não salvar suas informações, como e-mail e número do cartão, para evitar possíveis problemas.


Com essas informações, a partir de hoje, esperamos que você consiga fazer compras com mais segurança em um ambiente online. Se você tiver alguma dúvida sobre este assunto, por favor, entre em contato com a Exbiz nos canais abaixo.


(11) 3878 5800 comercial@exbiz.com.br


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo